Controlando a cabeça na hora do jogo

Lia Kauffman Herszkowicz

Desde que comecei a competir e a acompanhar meu filho em competições vejo que o tênis é um esporte extremamente mental. Acho que por ser um esporte individual, onde você é responsável por toda e qualquer decisão na hora do jogo, ele se torna extremamente desafiador.  O que um jogo mal jogado e um placar péssimo pode fazer com a cabeça de um jogador é impressionante.

Eu presenciei essa situação com meu filho, quando ele tinha 14 anos, ia super bem nos torneios até perdeu um jogo numa final de um torneio de uma forma que nem parecia que ele estava na quadra.

Falamos muitas vezes pra ele esquecer aquele jogo e seguir em frente competindo, mas parou de acreditar no seu jogo. Achava que não conseguiria mais ganhar jogos e passou a perder toda e qualquer partida. A confiança foi completamente embora. Chegamos até em pensar que ele parasse de competir durante um tempo até resgatar novamente essa confiança. Demorou quase 3 meses pra ele voltar a ganhar  jogos e isso foi devido a muitas conversas com o treinador e com o preparador físico.

Essa parte mental é extremamente complexa e deve ser tratada com muito cuidado. Por isso resolvi fazer uma entrevista com a psicóloga Sandra Menezes, mulher do ex-tenista profissional Mauro Menezes, que se especializou em tenistas. Ela deu várias dicas interessantes, que inclusive já apliquei nos momentos de tensão dos torneios que participo. Espero que vocês gostem e que seja útil pra vocês também. 😊

Conta pra gente, você lida bem com as emoções na hora de competir?

Abs

Lia

As autoras  deste blog reservam-se o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Deixe uma resposta