Como escolher sua raquete de Beach Tennis

Lia

Sempre menciono o tênis como minha grande paixão, mas desde o ano passado o beach tennis tem me conquistado tanto, que muitas vezes fico dividida entre os dois. Uma das coisas que mais me puxa pras quadras de beach é por ser um esporte muito mais democrático que posso jogar com pessoas de todos os níveis e idades, especialmente com meus filhos. Não é a toa que é o esporte que mais cresce no Brasil.

Quando comecei a praticar, comprei duas raquetes que me indicaram, e pareciam ótimas. Porém depois de algum tempo percebi que eram muito pesadas e depois de cada jogo meu braço doía muito. Cheguei até a ter tennis elbow. Então comecei a ir atrás de informações mais específicas para o meu tipo de jogo e meu tipo de problema.

Com o desenvolvimento constante do Beach Tennis e o aumento do número de jogadores, a variedade de equipamentos para a prática da modalidade é enorme. E hoje, quando um jogador, iniciante ou profissional, quer escolher um modelo de raquete, deve levar em consideração diversos aspectos importantes que irão influenciar diretamente em seu jogo.

1- Comprimento

Cabo curto:

O manuseio da raquete é facilitado pela diminuição do objeto (raquete) e é possível ter mais controle e precisão nos golpes. Deve-se levar em consideração a perda de alcance, o que dificulta a rebatida de bolas mais distantes do corpo.

Cabo longo:

O manuseio da raquete é um pouco mais difícil, mas traz benefícios importantes como maior alcance e potência nos golpes.

  Cabo CurtoCabo Longo
Manuseio Fácil Difícil
Controle Maior Menor
PotênciaMenor Maior
AlcanceMenor Maior

2- Peso

Não existem regras sobre o peso mínimo ou máximo de uma raquete. Porém, essa é uma característica que, além de ter impacto direto no estilo de jogo, é de extrema importância para a saúde do braço do jogador. As raquetes mais pesadas têm, como maior benefício, o aumento da potência dos golpes, enquanto as mais leves exigem mais aceleração do braço para gerar tal potência.

Em síntese, as principais diferenças entre uma raquete leve e outra pesada são:

 Mais leveMais pesada
ManuseioFácilDifícil
ControleMaiorMenor
PotênciaMenorMaior
Risco LesãoMenorMaior

3- Equilíbrio

Diretamente ligado ao peso, avaliamos o equilíbrio de uma raquete de Beach Tennis de acordo com a distribuição do seu peso. Considerando-se que ela é formada por cabo, coração e cabeça, temos três tipos de equilíbrio:

Deslocado para a cabeça da raquete: por imprimir mais velocidade à bola, há uma consequente perda de controle. De maneira geral, raquetes com essa característica são usadas por jogadores principiantes, intermediários e, principalmente, veteranos, já que não é preciso fazer muito esforço para que a bola ganhe velocidade.

Deslocado para o cabo da raquete: imprime menos velocidade à bola, resultando em maior controle. Como exigem maior esforço na rebatida da bola, raquetes com essa característica são normalmente usadas por jogadores intermediários e avançados.

Equilibrada : são consideradas raquetes equilibradas aquelas em que o cabo e a cabeça têm os pesos semelhantes. As caraterísticas são mistas, mas nenhuma garante imprimir o grau máximo de velocidade ou grande controle de bola. Raquetes equilibradas podem ser usadas por todos os níveis de jogadores.

  Controle Potência Aceleração do braço
Peso na cabeça Menor Maior Menor
Peso no cabo Maior Menor Maior
Equilibrada Médio Média Média

4- Material e Flexibilidade

As raquetes de beach tennis utilizam fibra de vidro, grafite, carbono ou kevlar em sua composição. É justamente a combinação da flexibilidade e do peso desses materiais que determina o controle e a velocidade da bola. Ainda, são características que determinam o esforço que o jogador terá que fazer para golpear uma bola.

A maioria das pessoas acredita que as raquetes mais flexíveis geram maior potência nos golpes. Entretanto, são as mais rígidas que proporcionam mais velocidade, pois a bola permanece menos tempo em contato com a raquete, havendo, consequentemente, menor absorção de impacto.

  Fibra de vidroGrafiteCarbono/Kevlar
FlexibilidadeAltaIntermediáriaBaixa
ControleMaiorIntermediárioMenor
PotênciaMenorIntermediáriaMaior
PesoMenorIntermediárioMaior

5- Furação

É permitido fazer furos de até 13 mm na cabeça da raquete, com a finalidade de reduzir a resistência do ar e facilitar a rebatida.

Porém, raquetes com muitos furos tendem a diminuir a potência dos golpes e são excelentes para jogadores que gostam de dar toques com maior sensibilidade e pouca força (bolas curtas).

  Mais furosMenos furos
Resistência do arMenorMaior
Exigência de forçaMaiorMenor
PotênciaMenorMaior

6- Espessura

Raquetes com o perfil mais largo são mais confortáveis por imprimirem mais velocidade à bola, porém, oferecem pouco controle. Raquetes mais finas exigem mais força por parte dos jogadores e oferecem um elevado grau de controle.

  Mais largaMais fina
ConfortoMaiorMenor
PotênciaMaiorMenor
ControleMenorMaior

7- Textura

Raquetes fabricadas com materiais mais ásperos tendem a imprimir mais efeito na bola. Aliás, alguns jogadores do circuito colam lixas em suas raquetes para garantir mais efeito nos golpes, principalmente no saque.

Como vocês podem ver é enorme a variação dos equipamentos, portanto é extremamente importante avaliar os diferentes aspectos antes de optar por uma.

O Ricardo, da loja Websport, explica as principais características das raquetes de Beach Tennis, para que você avalie seu estilo de jogo e opte por um modelo que lhe traga mais benefícios.

Espero que a explicação dele te ajude a escolher uma raquete melhor para seu jogo.

Abs

Lia

As autoras deste blog reservam-se o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Deixe uma resposta