Pisou na bola? Ui, teve um entorse de tornozelo?😫

Lia

Eu sou uma tenista que enfrento qualquer adversário sem temor, mas sempre morri de medo de ter um entorse de tornozelo, pisando na bolinha ou buscando um bola bem longe.

Dando continuidade aos posts sobre lesões, depois da fascite chegou a vez do entorse de tornozelo.

O entorse de tornozelo é uma das lesões  mais comuns em atletas de corrida, futebol, basquete , tênis e vôlei, representando de 10 a 15% de todas as lesões esportivas.

No tênis essa lesão ocorre na maioria das vezes em piso rápido, na parada brusca e nas mudanças de direção.

Como saber se teve realmente um entorse?

Normalmente, dá muita dor, com edema localizado na face lateral do tornozelo e se, após 48 horas, há dificuldade de andar, é entorse!

Qual a primeira coisa a fazer?

Tirar uma radiografia simples do tornozelo e, se o médico tiver suspeita de lesões mais graves, irá pedir outros exames como tomografia e ressonância magnética. 

Qual o tratamento?

Claro que vai depender do grau e extensão da lesão. Nos entorses leves o tratamento é, simplesmente, a restrição de movimentos com imobilização, por um curto período de tempo. Já nos entorses mais graves, o paciente terá restrições por mais tempo (14 dias ou mais). O tratamento fisioterápico , nesse caso, terá um peso muito grande  paraa completa reabilitação e prevenção de instabilidades.

 Evitar esportes com impacto, como, por exemplo, tênis e corrida por 4 a 6 semanas é fundamental.

Nos casos extremos, como fraturas, a imobilização poderá ser de  6 a 8 semanas (a depender da fratura) ou cirurgia.

Portanto, o segredo (agora revelado!) é fazer um trabalho preventivo para esse tipo de lesão, reduzindo, assim, o risco de ficar parado, o que, com certeza, é o pesadelo de qualquer amante do esporte!

No vídeo mostramos 2 exercícios que vão te ajudar a prevenir o entorse

Espero que te ajude!

Até semana que vem, que darei dicas de uma outra lesão comum nos pés dos tenistas!

Abs

Lia

As autoras deste blog reservam-se o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.