Este post é para pegar no seu pé!😜

Lia Kauffman Herszkowicz

Se você tem Fascite Plantar não deixe de ler até o final e ver o vídeo com 3 dicas de exercícios rápidos e super eficientes. Eu sofri 2 anos com uma fascite plantar que não me deixava andar quando levantava da cama ou depois de um jogo longo de tênis. Eu tratei e me curei.  Só quem tem ou teve alguma lesão nos pés sabe o quanto isso é chato!
É muito comum tenistas, corredores ou pessoas que pratiquem  outro esporte de impacto terem alguma lesão no pé ou tornozelo, por isso achei que seria muito bom compartilhar algumas dicas muito importantes  para quem  tem algumas dessas  lesões no pé : fascite plantar, tendinite de calcanho e entorse de tornozelo.
Vou começar pela lesão com a qual  tive mais “afinidade” e sei absolutamente tudo sobre ela. Na próxima semana, falarei sobre tendinite de calcanho e em breve  de  entorse de tornozelo.

A fascite plantar é uma das causas mais comuns de dor no calcanhar. Trata-se de uma inflamação de um tecido chamado fáscia plantar, localizado na sola do pé e que conecta o calcâneo (osso que forma o calcanhar) aos  dedos.

fascite-plantar-nutriela-dor

A fascite plantar ocorre quando há muita tensão ou uso excessivo da fascia plantar, o que pode provocar dor e dificuldade para caminhar.

Existem alguns fatores de risco que aumentam as chances de haver tensão ou uso excessivo desse tecido plantar do pé:

  • Idade-  Fascite Plantar é mais comum em pessoas na faixa dos 40 a 60 anos.
  •  Exercícios físicos que causam estresse excessivo sobre o calcanhar e a fascia plantar, como balé,  corrida de longa distância, tênis e outros tipos de esporte.
  • Pés com alguma  anormalidade, como por exemplo pé chato, pé cavo dentre outros.
  •  Profissões que exigem muito dos pés dos funcionários, como  por exemplo : operários, professores, atendentes e  situações em que as pessoas  passam a maior parte do tempo em pé ou caminhando.
  • Calçados inadequados com solas macias demais ou que não oferecem apoio suficiente à curvatura do pé (dicas de sapatos no post de 1º de março https://bemsacado.com.br/2018/03/01/fascite-plantar-a-dor-que-nunca-vai-embora/

Como saber se você tem fascite?
As queixas mais comuns são dor, rigidez e queimação na sola do pé.

fascite04

A dor pode se desenvolver lentamente com o passar do tempo, mas também pode aparecer repentinamente após atividade física.

Se quiser saber sobre a minha experiência com essa inflamação entre nesse  link 
A intenção do post de hoje é dar mais algumas informações sobre essa lesão e, principalmente,  dar 3 dicas fáceis e rápidas de exercícios.

Espero que te ajudem da mesma forma que me ajudaram .

Abs

Lia

As autoras deste blog reservam-se o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Deixe uma resposta