O admirável mundo de Ricardo Reis

simone-perfilA verdade é que muita gente conhece os tenistas famosos mas desconhece os nomes dos árbitros. Hoje, vamos falar sobre quem é *Ricardo Reis e sua participação nos eventos mais top do mundo.

Considerado uma sumidade em arbitragem, começou a jogar tênis com 14 anos. Com 18 anos, um amigo o convidou para substituir o juiz de linha, que tinha faltado  num torneio que ele estava participando. A arbitragem começou como uma brincadeira e ao longo dos anos se tornou uma profissão.

Ricardo Reis (8)Em 2000, começou a se dedicar como árbitro geral e supervisor dos torneios, sendo responsável pelo sorteio das chaves, da programação dos jogos e da coordenação do torneio. Sua posição é ser o chefe de todos os juízes. A primeira experiência de destaque foi nos jogos Olímpicos, no Rio de janeiro. Aos 53 anos, Ricardo já participou de inúmeros torneios importantes, como o da Austrália, de Wimbledon e US Open, na função de “official review” na cabine.

árbitro

 

Foi muito difícil conseguir esta entrevista, porque Ricardo viaja muito. Quando ele aceitou me receber, larguei tudo e fui, imediatamente, me encontrar com ele na Federação Paulista de Tênis, no centro da cidade. Foi uma tade deliciosa e o tempo passou muito rápido. Com certeza, ficaria dias e dias ouvindo os seus casos nas quadras. Ele tem muita história pra contar e nós muitas dúvidas pra tirar.

 

Veja um pouquinho deste bate papo incrível!

Obrigada, Ricardo! Foi um prazer te conhecer!

Abs

Simone

*Ricardo Reis : Coordenador de arbitragem da CBT, FPT e coordenador regional de arbitragem da ITF para América Central e América do Sul.

As autoras  deste blog reservam-se o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.