READ – O SEGUNDO “R” DA MOVIMENTAÇÃO

O segundo “R” (Read)  abordado no nosso quadro de movimentação se refere à visualização.

É muito importante o jogador conseguir ter a visão do lugar no qual a bola pinga na quadra. Muitos tenistas tem dificuldades em perceber a profundidade do pingo da bola . Isso faz com que haja lentidão na primeira reação e o jogador chegue desequilibrado para efetuar o golpe.

O professor Prado nos mostra alguns exercícios para que você estimule este treino de visualização.

Em um estágio mais avançado você poderá, inclusive, antecipar qual será, possivelmente,  o golpe que o seu oponente realizará. Se o jogador souber aonde a bola vai pingar, antes mesmo dela pingar [antevisão],   ele conseguirá  se preparar adequadamente, efetuando o golpe corretamente e com qualidade.

De início,  é muito importante que você fique de olho na bola ao efetuar o golpe. Mas, depois que a bola saiu de sua raquete e está indo em direção ao seu oponente, você deve mudar o seu foco visual da bola para o oponente. Este é um detalhe muito importante:  trocando o foco visual, você consegue perceber algumas informações , tais como:

  • onde a pessoa está posicionada na quadra
  • se a pessoa está equilibrada
  • se está confortável ou não na hora em que está efetuando o golpe
  • como ela está preparando a sua raquete; se está levando a raquete bem atrás, por exemplo, se preparando para um topspin ou se está abrindo a cabeça da raquete para fazer um slice
  • se está bem posicionada para fazer um golpe potente ou é o contrário

Em resumo, baseando-se  na leitura que você fará do seu oponente , quanto à sua posição, equilíbrio e preparação,  você conseguirá prever qual será, possivelmente, o golpe que o seu oponente fará, mesmo antes da bola ser tocada. Assim,   você poderá se antecipar e se preparar melhor para devolver o golpe. Claro que isso requer muita dedicação e treino. Mas, quando esta leitura se tornar automática, ela também te ajudará, extremamente, na sua movimentação e no rendimento em quadra.

Se você não leu a matéria sobre os 5 “ R” da movimentação no tênis e a explicação do primeiro deles: o Ready,  veja os links abaixo:

https://bemsacado.com.br/2018/06/08/os-5-rs-da-movimentacao-no-tenis/

https://bemsacado.com.br/2018/06/14/o-primeiro-r-da-movimentacao-ready/

Semana que vem tem mais! A abordagem será o terceiro “R”.

Abraços,

Diana

As autoras  deste blog reservam-se o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.