Alongar ou não, eis a questão!

simone-perfilAlongar sim! Sempre que puder! Sabe aquela sensação de que estamos encurtados e  aí vem aquela vontade de se pendurar numa barra para dar aquela esticadinha? Que sensação deliciosa! depois daquela dorzinha, é claro! rs

Eu prefiro escolher o momento adequado para este tipo de exercício, de prefêrencia depois de um trabalho intenso, no meu caso, o tênis. E uso o mesmo método com os meus alunos na academia. Mas tome cuidado e deixo aqui um alerta: Alongamento e treinos não combinam.! faça as suas sessões de alongamentos isoladamente para obter maior elasticidade e amplitude articular.

Pós treino, o alongamento  serve para soltar, relaxar a musculatura e até mesmo para liberar o acido láctico que fica acumulado no músculo. Então a minha sugestão é  depois de jogar tênis, faça um alongamento “leve” sem causar dor ou desconforto. Caso contrário, o efeito pode não ser tão benéfico para o seu corpo.

Além de fanática por tênis e blogueira, sou, há mais de 20 anos, personal trainer e  no dia a dia, tem sido  muito frequente as pessoas me pararem para perguntar se devem ou não alongar. E se é melhor antes ou depois de qualquer atividade física. Assista o vídeo para entender melhor do que eu estou falando.

Hoje, a minha dica neste vídeo é para conscientizar você a importância de alongar, logo que acabar o seu jogo, e antes de  sair da quadra. Um alongamento leve, rápido e básico de alguns minutos, farão muita diferença no seu corpo, acredite!

alongamento01

PS: Dica para quem que não gosta de  mudar seus hábitos e se sente bem alongando antes da atividade : não alongar cada grupo muscular por mais de 45 segundos. No caso de prática de esportes muito intensos, isso poderá causar uma  perda de 4 a 12 % no seu rendimento.

Espero ter esclarecido um pouquinho este assunto tão polêmico.

Em breve, o próximo post: alongamento e flexibilidade.

Abs

Simone 😊

As autoras  deste blog reservam-se o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.