Foco, dedicação e paciência dentro e fora da quadra de tênis.

DianaObter mais habilidade ou apenas melhorar o que você já tem está no topo da agenda de todos os jogadores de tênis. A pergunta é como fazemos isso?
Muitas vezes, a questão não é o seu “forehand”ou “backhand”ou mesmo qual a metodologia que você está usando par aprender as técnicas. Imagino que muitas vezes você se pergunta o porquê de não conseguir jogar tão bem como quando você treina. Quando isso acontece, irrita e dá muita raiva, não é mesmo?
O importante é você entender que existe um processo para se aprender algo novo. E que este aprendizado leva tempo e exige dedicação.
 
Basicamente, este processo pode ser dividido em 3 etapas:
1. Entendimento: você entende o que está sendo ensinado, mas não consegue executar com consistência. Isso porque, ou é algo novo que você desconhecia ou mais difícil ainda, é algo que você precisa substituir pois tem sido feito da maneira errada.
2. Memorização (repetição): depois de um tempo realizando o golpe novo, você já consegue executar o movimento, adequadamente e repetitivamente, mas ainda não está automatizado.

3. Automatização: quando você, simplesmente, executa o movimento sem pensar. Ou seja, já virou automático. 

Veja a explicação do Professor Prado, no video abaixo, com maiores detalhes

 

Todos nós, que queremos melhorar, passamos por este processo. Não tem como pular as etapas. Pode apostar que, inclusive os Pros, fizeram o mesmo.

Eu, por exemplo, fiquei praticamente, um ano treinando todas as semanas o meu forehand. Bolas altas, baixas, curtas e longas. A cada aula eu repetia esses mesmos movimentos até que um dia consegui executar, todos eles, consistentemente. Hoje, não penso mais como devo bater a minha direita. Quando cometo erros sei exatamente o porquê.

Atualmente, estou fazendo o mesmo processo com o meu backhand. O importante é saber em que estágio você se encontra para que você crie uma expectativa adequada do seu rendimento. Caso contrário, você se frustrará. É provavel que você deva estar em estágios diferentes em cada um de seus golpes e se dedique a trabalhar cada um deles.

Portanto, não desista, tenha paciência e disciplina, pois o resultado pode demorar, mas com certeza , ele chega. 😊

Abraços,

Diana

 

As autoras  deste blog reservam-se o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.