Controle ou Potência, eis a tensão..

DianaPara começar a jogar tênis é preciso, basicamente, uma raquete e muita disposição. Com o passar do tempo, tendo mais experiência, o tenista percebe que o tipo de raquete, peso, material, grip, cordas e tensão, também são ítens extremamente importantes e que devem ser levados em conta.

A tensão da corda é um aspecto, muitas vezes, negligenciado, mas que pode ser fundamental no desempenho do seu jogo. A tensão da corda pode impactar diretamente no controle e na potência da bola.

Tensão baixa nas cordas pode lhe dar mais conforto e gerar maior potência, porém, pode diminuir o controle.  Cordas com tensão alta podem dar mais controle, mas, em contrapartida, há perda de potência, além do aumento de tensão no braço podendo trazer desconforto ou o risco de uma lesão.

Nós amadores  estamos mais preocupados em ter conforto e executar bolas rápidas do que qualquer outra coisa. Assim, conseguimos dificultar a vida do adversário, minimizando o risco de alguma lesão.

O interessante é que se você é um jogador experiente e já possui os fundamentos básicos do tênis, pode utilizar a tensão das cordas para melhorar seu jogo. Por exemplo, se o seu caso é de pouco controle, talvez seja ideal aumentar um pouco a tensão de suas cordas para ver se você sente uma melhora. Ou, no caso de falta de potência nas bolas, uma opção seja baixar a tensão de suas cordas.

Veja no vídeo, abaixo, o meu bate-papo com Jairo Garbi da Tênis Proshop sobre tensão em cordas.

 

 

No Brasil, a raquete mais utilizada é a de área de cabeça de 100 polegadas quadradas. Essas raquetes aceitam tensões basicamente entre 50 e 60 libras. Eu, por exemplo, costumava  jogar com tensão de corda de 55 libras. Quando comecei a sentir dor no cotovelo, o famoso “tennis elbow”, reduzi, gradativamente, para 48 libras e nunca mais mudei porque achei meu ponto ideal.

 

WhatsApp Image 2018-03-09 at 06.23.28

Resumindo, o importante é identificar qual é a tensão adequada para que você se sinta bem e melhore sua performance no jogo.

Espero que essa dica lhe ajude,

Até a próxima 😜,

Diana

As autoras  deste blog reservam-se o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.