Como aperfeiçoar seu jogo de duplas

No jogo de dupla amador, normalmente, o papel de cada jogador é bem definido. Quem joga atrás tem a função primordial de trocar bolas no fundo da quadra, de prefêrencia na cruzada. O voleador, por outro lado, tem a atribuição de tentar interceptar a bola e finalizar o ponto.  Esta posição é a mais tradicional no jogo de duplas. Claro que as posições dos jogadores podem mudar ao longo do jogo. É possível, também, ter dois jogadores na frente, cobrindo a rede, ou até mesmo dois jogadores no fundo.

A posição dos jogadores depende muito do nível da dupla  e se eles querem ser ofensivos ou defensivos.

Portanto, na dupla , é fundamental que:

       1)    o jogador do fundo tenha regularidade em seus golpes para criar uma situação favorável ao seu parceiro que está no voleio;

       2)   Que o voleador tenha um golpe firme, seja ágil e tenha um bom reflexo. 

Mauro Menezes, ex-tenista profissional e um dos maiores duplistas brasileiros,  nos mostra, no vídeo abaixo, alguns exercícios para que você treine regularidade na cruzada e voleio.

 

 

Importante lembrar que no jogo de duplas os parceiros devem estar sincronizados. Saber onde se posicionar é a chave mestra neste tipo de modalidade. A dupla deve tentar encontrar ângulos para passar a bola pelos adversários e tentar dominar a cobertura da quadra.

Lembre-se sempre o quanto é importante se  movimentar para o lado onde a bola vai . Se o seu parceiro, que está na direita, se movimenta para a direita, você que está no voleio deve cobrir o meio. A regra também vale no inverso.

Além da técnica e tática, a comunicação é fundamental para se ter um bom jogo de dupla: converse com o seu parceiro antes e depois de cada ponto. Se você é apreciador de jogos de duplas não deixe de ler, também, dois outros posts do blog.

Seguem os links :

https://bemsacado.com.br/2017/02/10/10-dicas-para-melhorar-seu-jogo-de-dupla/

https://bemsacado.com.br/2017/11/07/jogo-de-duplas-qual-o-segredo-para-o-sucesso/

 

Abraços,

 

Diana e  Simone  😊

 

As autoras deste blog reservam-se o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.