3 Dicas para melhorar sua movimentação em quadra

DianaComecei a praticar o tênis já em fase adulta e por incrível que pareça só jogava duplas até pouco tempo atrás.  Durante muitos anos, joguei em um condomínio com muitas mulheres e poucas quadras. Por isso, só praticava o jogo de duplas e me apaixonei. Mas, nos últimos tempos , com a minha crescente vontade de competir e melhorar minha posição no ranking comecei a tentar jogar simples .  Quem não conhece pode achar que as duas modalidades são muito parecidas, mas existem importantes diferenças entre elas. Na minha opinião, a grande diferença está na movimentação em quadra e na tática do jogo.  Além do condicionamento físico que precisa ser bem maior.

Comecei a treinar e a jogar. No início só apanhava. Eu já estava tão condicionada ao jogo de duplas que não me lembrava de retornar ao meio da quadra (ou perto dele) a cada batida. Isso, sem contar as inúmeras bolas jogadas no corredor.

Para entender melhor, o professor Prado mostra importantes dicas de movimentação e preparação do golpe. Como você pode ser mais ágil, dominando melhor a cobertura da quadra .

Já aconteceu com você de pensar que está fazendo algo mas não está? Explico: eu sempre achei que após a realização de um golpe eu já estava pronta, me movimentando em quadra, esperando o próximo ponto. Mas na verdade, estava muitas vezes parada em posição de descanso. Só acreditei que fazia isso quando me gravaram jogando. E não é que era verdade!!!

O split step que, muitas vezes, esquecemos de fazer é muito importante. Vejo que várias pessoas o utilizam quando vão rebater um saque, mas, na verdade, ele deve ser utilizado a cada devolução de golpe.  É ele que vai te ajudar a ter maior rapidez e movimentação na direção correta.

Veja dois ótimos exercícios para você praticar o split step.

 

Eu ainda apanho jogando simples, mas pelo menos não é mais uma surra. Percebo, claramente, que recuperando os meus passos após os golpes e efetuando o split step consigo chegar em bolas que antes nem tentava. Inclusive, já melhorei muito a minha devolução de saque. Quando jogava, principalmente com os homens,  não enxergava nem a cor da bola!

Outro ítem super importante é a tática que você deve usar em jogos de simples e como você deve se movimentar dependendo da sua escolha de golpe. Mas este assunto ficará para o nosso próximo post. 😜

Abraços,

Diana

 

As autoras deste blog reservam-se o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.