Jogo de Duplas: Qual o segredo para o sucesso?

O jogo de duplas pode parecer com o jogo de simples, mas existem algumas grandes diferenças além do tamanho da quadra. Neste post,  vamos abordar  duas delas. A primeira, obviamente, é que você não está  jogando sozinho. Você já deve ter visto jogos em que    parceiros de duplas  não trocam  nem uma palavra entre eles ou começam a discutir sobre um determinado ponto.

Definitivamente,  as melhores duplas são as que se entrosam bem. Para isso ,  é necessário muita comunicação. Se eu já conheço o meu parceiro e já sei o que ele vai fazer, fica muito mais fácil de saber onde devo me posicionar.

A comunicação é extremamente importante para deixar sua dupla motivada, com alto grau de energia e cumplicidade. Além de definir também as táticas do jogo.

Conversamos com Mauro Menezes , ex-tenista profissional , um dos maiores duplistas brasileiros com vários títulos na carreira. Em 1991, chegou  ao  62° posto  de duplas da ATP.

Ele, do alto de sua experiência,  nos passou algumas dicas importantes sobre comunicação. Veja abaixo.

 

Outra grande diferença é o posicionamento em quadra.  No jogo amador, os papéis dos tenistas são bem definidos.  No jogo de duplas, quem joga atrás tem a função primordial de trocar bolas no fundo da quadra, de preferência na cruzada, e criar oportunidades para que o voleador entre na jogada para finalizar o ponto.
Portanto o voleio é um dos pontos-chave do jogo de duplas. Antes de praticar o golpe   ( treinando  especificamente a técnica de execução, agilidade e reflexo), você deve saber que se posicionar adequadamente é essencial para realizar um bom voleio. Mauro Menezes nos dá algumas dicas sobre o tópico, no vídeo abaixo.

 

Em um próximo post abordaremos outras diferenças que ocorrem entre os jogos de simples e duplas , como:   saque e devolução,  posicionamento em quadra, lob, fechamento de ângulos, entre outros…

Até a próxima 😀

Diana e Simone

As autoras deste blog reservam-se o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.