Quem está mais preparado para competir o homem ou a mulher?

Lia Kauffman HerszkowiczTenistas homens e mulheres exercitam o corpo, aprendem técnicas, táticas, mas e o preparo psicológico funciona da mesma forma nos dois sexos?

Se você acha que não, acertou!

A ansiedade é uma das variáveis psicológicas que influenciam o atleta no momento da competição e esta vem ocupando um enorme espaço na literatura de psicologia do esporte.

ansiedade-1.jpg

Em busca de mais dados sobre esse tema, foi realizada uma investigação através do questionário “Competitive State Anxiety Inventory” ( 2007) e através dos resultados, chegou-se à conclusão que atletas do sexo feminino apresentam um grau de ansiedade maior do que o apresentado pelo gênero masculino.

O nível de ansiedade entre as mulheres é o dobro do que nos homens.

Isso esclarece que as mulheres reagem de maneira diferente dos homens em momentos que antecedem uma competição.

Portanto, fica mais do que evidente que, pelas características femininas, é muito importante que os treinos privilegiem ,de maneira pontual, o preparo psicológico.

Como chegar no ponto ideal? Não pode ser nem agitado demais e nem relaxado demais! A própria pessoa  tem que aprender a reconhecer o seu estado e saber se controlar na hora H.

O psicólogo do esporte, também conhecido como treinador mental, vai ajudar a identificar esse ponto, ao mesmo tempo que vai desenvolver técnicas personalizadas de acordo com as necessidades de cada um.

Uma das técnicas que funcionam bem para todos é fazer exercícios de respiração, pausados, ritmados e usando todo o potencial do pulmão. Isso faz a frequência cardíaca se estabilizar e produzir relaxamento.

Assim, um atleta pode se sentir completo: corpo e mente em total harmonia. E adeus, ansiedade.

Eu por exemplo, na hora do jogo fico tremendo e com os batimentos mega acelerados. Nos 2 primeiros games pareço uma iniciante jogando. Depois sim, consigo curtir o momento e jogar no nível que eu gostaria.

A Diana, na maioria das vezes, demora alguns games para soltar o braço. E a Simone, que “já dorme na quadra”, consegue tirar isso de letra e consegue curtir o jogo desde o início.

Veja o que alguns tenistas fazem antes de uma competição:

E você como sente quando entra numa competição? Conte pra gente.😉

Abs

Lia

 

 

As autoras  deste blog reservam-se o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.