Ovo: Mito ou Verdade?

simone-perfilHoje vou falar sobre um alimento que cria muita polêmica entre as pessoas: o OVO.

Ele é vilão ou traz benefícios para a saúde?

ovos-galinha-brahma-galados-ovos-galinhas-ornamentais-D_NQ_NP_485711-MLB20602046603_022016-F

 

Eu, como sou personal trainner e freqüentadora de academia, vejo que os marombeiros, na hora da parada para o almoço, estão todos comendo ovos. E não é um só. Geralmente, são uns 6 ovos cozidos na refeição.

Afinal, o ovo cria músculos e também emagrece? Não aumenta o colesterol , mas tem gordura?

Para acabar de vez com as dúvidas, fui buscar referências com duas pessoas nas quais confio muito e olhem as respostas:

  • Segundo o Dr. Lair Ribeiro *  depois do leite materno, o ovo é considerado o alimento mais completo da face da Terra, reunindo todos os nutrientes necessários à vida. De acordo com ele, foi feito um estudo em Harvard, com um estudante de medicina, que ingeriu 25 ovos por dia e, depois de três meses, o seu colesterol baixou. Ou seja: essa história de que ovo aumenta o colesterol é um mito.

 

  • Flavio Passos** ( sou fiel seguidora dele nas redes sociais) deu esta informação: Um ovo inteiro contém mais de 6g de proteína, praticamente o dobro da clara. Para a     turma fitness, é bom saber que quando você come a gema está ingerindo muito mais proteína em conjunto e vários nutrientes importantes para o crescimento muscular e para a saúde em geral. “Ah, mas a gema tem muita gordura”. É verdade , mas é uma das melhores e mais saudáveis gorduras, altamente benéficas para quem digere bem os ovos.

Eu, Simone, adoro ovo de qualquer jeito, mas prefiro comê-lo cozido, todos os dias no almoço, porque aí não vai nenhum tipo de manteiga ou óleo. Mas, depois de saber que é bom consumi-lo após o treino, vou mudar o horário! E eu faço questão que sejam de galinhas criadas soltas. A Lia também come o ovo cozido depois de treinar. A Diana come 5 ovos por semana, em média, porque não come carne vermelha.

O ovo tem apenas 70 calorias e dá sensação de saciedade, o que é ótimo para dietas.

Sejam mexidos, poché ou cozidos, escolha o seu jeito de comer ovos e descubra uma ótima maneira de começar o dia!

zovos

Humm, até pelas fotos me deu vontade de comê – los! rs

Abs

Simone 😃

 

* cardiologista e nutrólogo

** estudioso da nutrição, fundador da empresa Pura Vida.

As autoras  deste blog reservam-se o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.