Você conhece o método Play and Stay?

Em 2007 a ITF (Federação Internacional de Tênis), oficialmente, lançou uma campanha visando aumentar a participação no tênis mundial. O sistema Play and Stay é focado em fazer o tênis ser um esporte fácil, divertido. 

O sistema se baseia em facilitar o aprendizado utilizando bolas mais lentas em espaços reduzidos, aumentando a chance das pessoas com ou sem experiênciatrocarem mais bolas. Há quatro velocidades de bolas e três tamanhos de quadras que vão , gradualmente, apresentando maior dificuldade.  À medida que a criança vai evoluindo,  ela passa para o próximo estágio com uma bola de maior velocidade e outro tamanho de quadra.  

As bolas oficiais deste sistema são:

bolas

– vermelha ( 25% da velocidade da bola normal)

– laranja (50% da velocidade )

– verde  (75% da velocidade)

play and stay

O grande benefício desta metodologia está em facilitar o aprendizado dando uma boa base para a criança evoluir de uma forma lúdica, estimulando um bom condicionamento físico, maior consistência e  agilidade nas pernas. 

Veja o vídeo abaixo e entenda melhor o sistema:

 

Tive uma experiência interessante com os meus  filhos que passaram pela escolinha aprendendo através do método Play and Stay e tiveram um desenvolvimento diferente.

O meu filho mais velho, hoje com 14 anos,  começou a jogar com 5 anos fazendo aulas particulares. Ele começou a aprender com a bolinha vermelha e como era muito habilidoso, logo passou para a bola laranja  e, nesse momento , ele começou a fazer aulas, também, no clube.

Rapidamente, vimos que ele era muito melhor do que as outras crianças e o passamos  para a bola verde e depois de pouco tempo para o competitivo, onde jogava com a bola normal.

Bom, o resultado de pular tantas etapas resultou num grande jogador, porém, ele teve muitos pontos técnicos mal trabalhados e sofreu muito para arrumá-los.

Vamos à segunda experiência, desta vez com meu filho mais novo. Depois de ter   permitido  ao outro filho pular etapas, ensinei meu caçula a jogar com a bola vermelha desde os 5 anos. Ele se mostrou tão habilidoso quanto o irmão e, mesmo assim, não deixo ele pular nenhuma etapa.

O ideal  é esperar pelo menos 1 ano, em cada bolinha, para que ele desenvolva a técnica correta em cada etapa. Hoje,  ele tem 7 anos e joga com a bolinha laranja e tem uma técnica invejável.

Quem me dera ter um topspin desses!! Rsrsrs.  Ele sempre me pede para passar para a bolinha verde, pois todos dizem que ele já tem nível, porém não tenho pressa nenhuma!

quadrinhas

Nada como a experiência e o conhecimento para não apressarmos fases importantes do aprendizado. 😉

Abs

Lia

 

As autoras  deste blog reservam-se o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.