Lesão de Punho

DianaSou fascinada por este esporte chamado tênis. E, como eu e as meninas já escrevemos em alguns posts, há diversas vantagens de se praticar este esporte. Porém, como em qualquer outro, existem riscos. Um deles é a lesão.

Se você pratica um esporte regularmente, e principalmente, de alto impacto, deve tentar se prevenir com exercícios de fortalecimento e, mesmo assim, pode não escapar de certas lesões. Eu, por exemplo, em um determinado jogo de duplas, estava no voleio e recebi uma bola no corpo. Deixei a minha raquete cair da mão e senti uma dor muito forte no punho. O resultado foi uma lesão na fibrocartilagem triangular.

Conversamos com o Dr. Gustavo Mantovani*, ortopedista e cirurgião especialista em mãos.  Veja, abaixo, porque  é comum os tenistas terem dores ou lesionarem o punho.

No meu caso, em específico, fiquei afastada das quadras por três meses. Na época, tive duas opções para voltar a jogar: operava ou fortalecia a mão e o antebraço. Como tenho pavor de cirurgia, tentei fortalecer estes membros e o resultado foi  bom que continuo jogando, há anos, sem a tão temida cirurgia.

Pois bem, vou dividir aqui com vocês a rotina de exercícios que faço pelo menos três vezes por semana:

Mesmo fazendo tudo isso, toda semana, ainda não consegui me livrar da munhequeira. Na minha cabeça, ela é meu amuleto da sorte: não deixo de usá-la de jeito nenhum.

IMG_3299

É isso aí, espero que estas dicas te ajude!

Beijos

Diana 😊

 

Dr Gustavo Mantovani- Chefe da equipe de cirurgia e microcirurgia de mãos da clínica São Paulo Hand Center e coordenador da Equipe de Cirurgia da Mão do Serviço de Artroscopia e Ortopedia do Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo. . Membro fundador da Sociedade de Microcirurgia e Cirurgia Endoscópica Robótica (RAMSES- Robotic Assisted Microsurgery and Endoscopic Surgery Society) e membro da Diretoria Científica da Sociedade Europeia de Artroscopia de Punho da EWAS- European Wrist Arthroscopy Society, da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão. 
As autoras  deste blog reservam-se o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.