Preste atenção nos sinais de seu corpo

DianaEu não sou médica ou especialista em corpo humano nem nada do gênero, mas já presenciei por, diversas vezes , algumas situações, inclusive comigo mesma, as quais gostaria de dividir com vocês. Se, em algum momento de seu treino ou em alguma competição, você sentir uma fisgada, câimbra ou qualquer tipo de dor, minha sugestão é que você pare imediatamente o seu jogo.

No meu caso, estava no meio de um campeonato quando senti uma fisgada na batata da perna. No primeiro momento, achei que era uma câimbra e resolvi não parar o jogo. Afinal, queria ganhar aquele torneio. Continuei o game e terminei o set. Seguindo o campeonato, no meio do jogo…Pumba! Senti uma dor na panturrilha. Não consegui andar de jeito nenhum, resumindo, tive a síndrome da pedrada (nada mais é do que o nome criativo dado ao estiramento muscular das fibras do músculo que fica na região posterior da perna abaixo dos joelhos , dando a sensação de ter levado uma pedrada) Fiquei quase três meses sem poder jogar.

Recentemente, estava com minha parceira, em um dia frio, jogando um torneio de duplas. No segundo jogo, ela comentou que estava com câimbras. Pensei: “neste frio, que estranho”… bom, ela não quis parar e seguiu jogando com as câimbras piorando. Estávamos no último jogo, final do campeonato, quando ela pulou para fazer um voleio matador e caiu no chão. Torceu o pé rompendo dois ligamentos completos e um parcial. Resumo da história: meses sem jogar!

Veja o meu bate papo com Nina, minha parceira, alguns meses depois de sua lesão.

O vício do jogo ou o amor a ele, que nos impede de parar por um único jogo, pode nos custar caro. Não estresse o seu corpo. Provavelmente, não vai valer a pena. Aprenda a entender os sinais do corpo. Normalmente, ele lhe avisa que algo está errado. Uma dor ou um incômodo já são sinais de algum desequilíbrio que deve ser analisado.

Fique esperto e evite lesões! 😉

Abs,

Diana

As autoras  deste blog reservam-se o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.