Empunhadura: qual é a sua?


LiaPara quem é jogador iniciante ou até mesmo do nível avançado, a empunhadura é um tema muito importante. Para qualquer tenista, é necessário saber qual ele usa, conhecer as formas existentes de segurar a raquete, assim como os estilos que a empunhadura proporciona.

forehand grips

 

A empunhadura tem muito a ver com o jogo de cada atleta, desenvolvido na iniciação com o professor ou na maneira como o treinador ensinou a tal “pegada” na raquete ﹘ que acaba influenciando no padrão e estilo de jogo.

Vou dar um exemplo: Roger Federer e Gregor Dimitrov possuem um estilo muito parecido, tudo por conta das empunhaduras iguais, que tornam o padrão dos dois igual também. Por isso, não é à toa que Dimitrov era apontado como possível sucessor do suíço no circuito profissional.

 

empunhaduras

Se você é um desses tenistas que não sabe qual empunhadura usa, veja abaixo os tipos de empunhaduras de forehand e descubra qual é sua.  

 

 

Continental

A empunhadura continental ou martelo, como antigamente se dizia, é a mais tradicional. Ela é utilizada mais para saque, voleios, smash, slice e, há muitos anos, era lembrada para todos os golpes. Acontece que antigamente, as raquetes e bolas proporcionavam um jogo mais lento. A bola não quicava alta. Mesmo com a evolução do tênis, a empunhadura Continental ainda é muito boa para bater quando a bola está na linha da cintura dos dois lados.

CONTINENTAL

Eastern

A Eastern é boa para golpear bolas mais retas e é muita usada por iniciantes. A empunhadura é muito utilizada para produzir top spin, com o ponto de contato na linha da cintura e no ombro. Porém, essas bolas acima do ombro são sempre mais difíceis de golpear, né? Federer e Dimitrov são exemplos de tenistas que jogam mais com essa empunhadura. Então, quem é novo no tênis, acaba começando pelo Eastern para sacar e, só depois, passa para a Continental.

FOREHAND-EASTERN

Semi Western

Esta empunhadura é mais moderna e produz um golpe firme com regularidade e top spin (que é ótima para bolas altas e de média altura).

E muitos tenistas a usam: Andy Murray, Serena Williams, Jo-Wilfried Tsonga…Para quem está começando, a bola baixa oferece um certo grau de dificuldade muito maior. Já para os profissionais não há problemas, pois eles utilizam o punho para “consertar” a bola, sabe?

FOREHAND-SEMI-WESTERN

Western

Esta é a empunhadura preferida dos espanhóis por conta do estilo de jogo deles e pela quadra de saibro. E não é que essa empunhadura se encaixa muito bem com bolas acima dos ombros, assim como as baixas e rápidas? Entretanto, ela também pode ser horrível para bater e jogar em quadras rápidas. E os tenistas que mais a usam são Novak Djokovic, David Ferrer e Rafael Nadal.

FOREHAND-WESTERN1

A empunhadura influencia muito no padrão e no seu estilo de jogo. Eu por exemplo, uso a empunhadura eastern, portanto minha bola é mais reta e mais potente. Meu desafio é conseguir colocar mais “spin” na minha bola e com isso adquirir mais consistência.

Abaixo mostramos alguns exercícios para você treinar a mudança de empunhadura

 

Espero que esse post ajude a melhorar seu jogo.😉

Abs

Lia

 

As autoras deste blog reservam-se o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.