FORMANDO CAMPEÕES PARA A VIDA

LiaQuantas vezes me deparo com pais me perguntando como deveriam iniciar seu filho no tênis. Eu, como diretora do Tênis Infanto Juvenil do clube A Hebraica, sempre gosto de ver o trabalho que é feito com crianças em outros clubes e academias. São poucos os lugares no Brasil que oferecem estrutura e metodologia adequadas para a iniciação da criança neste esporte.

Por isso, nós do Bem Sacado, tivemos a curiosidade de visitar a ESCOLINHA GUGA. Criada em 2010 pelo Guga para ensinar crianças de 5 a 10 anos com intuito de transformar o esporte no Brasil. Hoje, existem 38 unidades no Brasil, distribuídas em 25 cidades com aproximadamente 2000 alunos. Encontre a mais próxima de você em https://goo.gl/0N1kek.

MosaicoGugaedPassamos uma tarde na unidade de Moema, em SP, e ficamos muito bem impressionadas com o cuidado em lidar e estimular as crianças nesta faixa etária.

O que mais nos chamou a atenção foi a forma lúdica e carinhosa que os professores ensinam as crianças. O vídeo abaixo reflete bem este sentimento.

 

A metodologia da Escolinha Guga é baseada nos estudos realizados em escolas de tênis da França, EUA e Argentina. O sistema visa facilitar o aprendizado utilizando bolas mais lentas em espaços reduzidos, proporcionando o sucesso dos alunos desde a primeira aula, com ou sem experiência anterior com o esporte. Há três velocidades de bolas e três tamanhos de quadras progressivos em dificuldade. À medida que a criança evolui, segundo os critérios táticos e técnicos desenvolvidos para cada nível, registros de progressão e acompanhamento semestral, critérios de desenvolvimento físicos e sociais, de acordo com sua idade e nível de jogo, ela passa para o próximo estágio com uma bola de maior velocidade, aumentando, também, o tamanho da quadra. As bolas oficiais deste sistema são:

-vermelha ( 25% da velocidade da bola normal)

– laranja, ( 50% de velocidade )

-verde (75% de velocidade)

bolas

O grande benefício desta metodologia está em proporcionar o desenvolvimento integral das crianças, nos domínios físico-motores, técnico-táticos e afetivo sociais,  permitindo que as crianças sejam protagonistas de sua própria evolução.

Fabiana Freitas, diretora da Escolinha Guga Playtennis , nos conta, abaixo, alguns importantes diferenciais:

 

Conversamos também com algumas mães que contaram suas experiências. Veja abaixo:

 

 

Agora que você sabe que existe um método especial de ensinar tênis para crianças se animou a levar seu filho para jogar? 😊

As autoras deste blog reservam-se o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.