Liberando as tensões

Você reparou que, nas Olimpíadas do Rio de 2016, muitos atletas fizeram massagem com um tipo de rolinho para aquecer os músculos? Na verdade, eu já uso essa técnica na minha aula de Personal há uns dois anos, depois de ter feito um curso de liberação miofascial aplicado na prática esportiva.

rolinhos

Além de eficiente, o equipamento pode ser levado para qualquer lugar. Muito prático!

Formas de liberar nossas tensões musculares:

– Manualmente (com um creme adequado fazer leves deslizamentos em direção às fibras musculares) Tem que saber a técnica certa , pois assim conseguimos pegar os músculos profundos.

creme Si

– Bolinha de tênis ( precisa saber onde estão os pontos no corpo).

si bolinha de tênis

Em decúbito dorsal, colocar a bolinha de tênis bem embaixo da escápula e fazer uma pressão com o seu peso do corpo.

– Rolo de mat pilates. Fazer um rolamento “vai e vem” da parte anterior da coxa até o joelho. Pode fazer , também, em outras partes do corpo.

coxa

– Stick. Fazer rolamentos suaves na fáscia, porque quando pegam os pontos, dói um bocado!

rolinho 1

Fazendo esta liberação Miofascial, além de soltar a nossa musculatura, melhoramos na execução das nossas atividades físicas.

fascia

Só para entender um pouquinho, fáscia é um tecido espesso, elástico, que envolve e encapsula os músculos. Durante a prática de exercícios ou mesmo devido ao estresse do dia a dia, vamos criando tensões no nosso corpo, deixando-o mais rígido e, provavelmente, gerando possíveis dores no futuro. Aí entra o rolinho: ao ser passado nos nossos músculos – é importante que seja com uma técnica especial para isso! –, ele hidrata e libera esses nódulos que encontramos no nosso corpo.

Assista o vídeo abaixo e veja os rolinhos na prática.

 

Espero que você tenha gostado! 😃 Abç Simone

As autoras  deste blog reservam-se o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.