Iniciação

Lia

Depois de alguns anos conhecendo treinadores e diferentes métodos de ensino contratei um treinador para o clube, o Ricardo Coelho que compartilha todos os dias sua vasta experiência comigo. Nossas conversas são sempre muito interessantes, pois ele me trás cada dia um vídeo diferente ou algum exemplo de exercício que estimula a técnica nas crianças. Na verdade cada vez que vejo os vídeos e as propostas de ensino dele, tenho vontade de treinar todos os dias para virar uma profissional!!! Kkk com quase 40 anos, sem chance!!

foto capa

Segundo Ricardo, depois de anos dando aulas e sendo treinador, ele aprendeu a ensinar o tênis de diferentes formas. Com a experiência de cursos e testando o aprendizado com crianças, ele viu que a melhor maneira de ensinar é jogando e colocando a técnica aos poucos, sem adotar um modelo fragmentado. É uma metodologia diferente em comparação à antiga, quando se ensinava a técnica e depois se jogava.

O método anterior fazia o jogador ficar com uma técnica bonita e apurada, mas ele tinha dificuldades para ter percepção e entender melhor o jogo. O método mais moderno permite o aluno compreender a partida e a treinar os quiques de bola, que é muito difícil para quem está iniciando. Além disso, serve também para o praticante intermediário, que apresenta algumas dificuldades de percepção.

Essa metodologia, importante dizer, serve tanto para crianças quanto para adultos.

capa 2

O mais importante para as crianças é o equilíbrio entre ensinar a técnica e manter as brincadeiras e jogos, que é primordial para o seu desenvolvimento no esporte. Os professores que quiserem cativar as crianças terão de levar a sério as brincadeiras, mas sem perder o jogo e a técnica de vista, colocando-os aos poucos de acordo com as necessidades de cada aluno.

IMG_0399 cópia

Ao treinar crianças, não pule as etapas de bolas e idade. O tamanho das quadras também é muito importante, fator crucial para conseguir desenvolver e estimular ao máximo o jovem.

 

Conforme a criança vai adquirindo o controle, as habilidades e ficando mais experiente, você amplia o tamanho da quadra até chegar ao tamanho oficial.

Veja abaixo as dicas do Jairo de como escolher a raquete correta para seu filho. 

 

É isso. Até a próxima!;)

As autoras deste blog reservam-se o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.