Contagem dos pontos: Missão impossível?

Para muita gente, esta é uma das maiores preocupações durante um jogo. Quem nunca se perdeu na contagem depois de ter trocado 20 bolas com o adversário?

bolinhas

Olha só o que aconteceu com a nossa amiga Lia: no final de um campeonato de interclubes, o juíz se aproximou e disse que era para ela ter mandado a adversária de “bicicleta para casa!” Ela havia se perdido na conta e já tinha fechado o game quando contou 40 a 30!

A Diana estava jogando dupla , contagem 40 x 15 para elas, fecharam o game, as adversárias reclamaram da contagem e depois de muita discussão na quadra , resolveram ceder e voltar o ponto. A Diana ficou tão irritada que acabou se descontrolando e perdendo os próximos games.

Justamente por ter passado, também, por situações como essas , quando estou competindo, para não ficar procupada com a pontuação, combino com a minha adversária de contarmos alto até a virada do game para mudar o placar que fica nas quadras . O problema fica ainda maior quando mesmo assim as duas esquecem, né? rs

árbitro

Aproveitando o assunto, tive a curiosidade de investigar sobre a contagem de pontos do tênis para saber porque é 0, 15, 30 e 40 e não 45.

Existem várias teorias, uma delas é que a palavra quarenta-e-cinco , na prática, era longa demais para falar e com o passar do tempo, foi abreviada para quarenta. E permaneceu como tal desde então.

Na minha pesquisa, descobri mais um fato curioso: quando o jogo é regido por um juiz inglês, ele usa a palavra “love” no lugar de 0, que, por sua vez, veio do francês “l´oeuf”, ou seja, ovo.

Outros dizem que love é para expressar que a pontuação ainda é zero, o adversário em desvantagem ainda não se mostrou uma ameaça. E enquanto não há batalha, há amor. Olha, não conhecia este lado romântico do tênis!!!😘

Até a próxima!abs Diana,Lia e Simone.

 

As autoras deste blog reservam-se o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.