10 dicas para melhorar seu jogo de dupla

Diana

Cada uma de nós do Bem Sacado tem estilos e preferências diferentes de jogos. Eu por exemplo, sou simplesmente apaixonada por jogos de dupla.  Simone e Lia gostam mais dos jogos de simples. Acho mágico duas pessoas que normalmente tem estilos de jogos diferentes, se unirem com um único objetivo de juntas jogarem melhor.  Criar estratégias, trocar idéias, analisar as jogadas, dividir as alegrias e as frustrações em quadra é simplesmente demais. Claro, que para se formar uma boa dupla além da técnica e da tática é preciso tempo, dedicação, treino e principalmente intimidade entre os parceiros.

diana-e-karla
Dupla Campeã do torneio do TEA

Escrevo hoje este post para os apreciadores de jogos de duplas.

Muitas vezes perdemos os jogos de duplas, ficamos bravos e nem sabemos o que deu de errado.  Percebo que  na maioria das vezes o problema não é a técnica e sim a tomada de decisão dos golpes, ou seja a tática.  Hoje, depois de ter um pouco mais de experiência posso dar alguns exemplos e dicas que, talvez, possam melhorar o seu jogo. Depois, contem para a gente se deu certo!

1 – Posição: antes de mais nada, defina junto com a sua parceira ou parceiro quem vai jogar na direita e na esquerda. Normalmente, prefiro deixar o melhor jogador da dupla dizer onde ele joga melhor. Importante lembrar que quem fica na esquerda tem uma posição importante, é esse jogador que devolverá golpes no 30×40, 40×30 ou nas vantagens contra e a favor, ou seja, é ele que definirá os games. Normalmente este jogador deveria ser o que possui a maior regularidade nos golpes e controle de cabeça.

2 – Voleador: no jogo de dupla amador, o papel de cada jogador é bem definido. Quem joga atrás tem a função primordial de trocar bolas no fundo da quadra, de preferência na cruzada. O voleador, por outro lado, tem a função de entrar na jogada para matar (ou seja, finalizar o golpe). Não adianta nada você colocar um jogador na rede se ele morre de medo de ficar lá.  Se a dupla do outro lado perceber isso, vai usar como tática bombardear o voleador. Nesse caso, sugiro ficarem os dois no fundo da quadra e quando perceberem uma boa oportunidade quem gostar de volear sobe.

3 – Estratégia – adversário mais fraco: tente perceber quem é o jogador mais fraco do outro lado da quadra. A estratégia deve ser, quando possível, explorar este jogador.

4 – Estratégia – de olho no saque: lembre-se também que quando jogar jogos sem vantagem, escolha a pessoa que está mais regular e confiante para devolver o ponto (afinal, será o ponto que fechará o game). Se for possível, escolha também o lado em que seu adversário saca pior.

5 – Estratégia – foco na pontuação: não dê ponto de graça para o time adversário. Percebo que, várias vezes, jogamos na paralela em pontos importantes, tipo no 40×30 ou 30×40, e a chance de errarmos é muito grande. Primeiro porque, a princípio, o voleador deve jogar bem nessa posição (vide item 2) e tudo o que ele quer é uma bola na mão para matar o ponto. Segundo porque a rede é mais alta nos cantos, então, se você não treinou muito bem esse golpe, há grande chance da bola cair na rede ou fora da quadra. Aí pronto, perdeu o game. Faça isso quando você estiver com uma boa vantagem no placar.

6 – Estratégia – tática: se a tática for jogar na paralela, pois o adversário no voleio é fraco ou não cobre bem (que está sempre saindo para o meio da quadra), lembre-se de avisar o seu parceiro antes. Assim, ele poderá se posicionar melhor, caso o voleador consiga devolver o golpe.

7 – Estratégia – baloeiros: se você estiver jogando com os famosos baloeiros (aqueles que só sabem jogar bolas altas), cuidado para não entrar no jogo deles. Minha experiência já me mostrou que não adianta tentar devolver os mesmos golpes altos, pois eles fazem isso há milênios e você não.  Então, minha sugestão é você fazer o que sabe fazer de melhor. Não mude o seu jogo.

8 – Estratégia – saque: lembre-se que um saque fechado (perto da linha do centro) pode facilitar a entrada do seu parceiro, se ele estiver na rede. Cuidado apenas para não levar uma passada. Muito importante você SEMPRE avisar o seu parceiro se vai sacar aberto, fechado ou no corpo. Assim, ele saberá onde será o melhor lugar para se posicionar.

9 – Estratégia – golpes: se você estiver perdendo, tente perceber o que você pode fazer de diferente para dificultar seu adversário. Por exemplo: se ele gosta de bola pesada, tente tirar o peso da bola. Outra tática que funciona é fazer com que a dupla do outro lado se movimente mais na quadra. Tente diversificar os golpes, dê slice, drop-shots, bolas altas, bolas baixas, etc. Lembre-se também de explorar a bola no meio da quadra: trata-se de um bom golpe no jogo de duplas que, muitas vezes, causa dúvidas de quem deve respondê-lo. Tente mudar também o posicionamento da dupla: combine com o seu parceiro começando os dois jogando no fundo e, em uma boa oportunidade, um ou quem sabe os dois subirem a rede. Surpreender o adversário muitas vezes funciona.

10 – Estratégia – sincronia: lembre-se que o jogo de duplas é bem diferente do de simples. Você está jogando com mais  uma pessoa ao seu lado, portanto, o jogo deve ser sincronizado. Sempre se movimente para o lado onde a bola vai. Se o seu parceiro se movimenta para a direita, por exemplo, você que está no voleio também deverá se movimentar mais para o meio e o inverso é verdadeiro.

45718c9f-e674-4bcd-a658-22f12d2df9d6
Final do torneio de dupla fixa da federação- 2016

Além de todas essas dicas, tenha em mente a importância da conversa entre os parceiros a cada ponto. Montar uma estratégia e segui-la é essencial. Lembre-se também de incentivar e elogiar o parceiro. Se você cometeu um erro, esqueça e parta para a próxima bola e se ele errou não aponte o erro e sim o incentive. Esse tipo de comportamento pode fazer uma enorme diferença no jogo.

 

 

 

 

 

As autoras deste blog reservam-se o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.