Você sabe como surgiu o Grand Slam?

O Grand Slam é um termo já bem antigo, lá do século 19, usado em um jogo de cartas chamado bridge. Com o tempo, o termo foi adotado por outros esportes, como o golfe, rúgbi e beisebol. No beisebol, o termo era utilizado quando uma equipe completava de uma só vez as quatro bases, provocando um “grande barulho” no estádio.

cartas04

Daí vem a associação com o tênis. Para ser considerado Grand Slam, é necessário vencer os quatro principais torneios do mundo:

  • Wimbledon (fundado em 1877)
  • US Open (fundado em 1881)
  • Roland Garros (fundado em 1891)
  • Australian Open (fundado em 1905)

Já é difícil ganhar um torneio, imagine quatro no mesmo ano? 😲

Mas há quem tenha conseguido essa proeza, viu! Dá só uma olhada: Don Budge em 1938, Maureen Connolly em 1953, Rod Laver em 1962 e 1969, Margaret Court em 1970 e Steffi Graf em 1988.

isporte003p1
Don Budge  /  Foto: Britannica.com
Grand Slam Maureen Connolly em 1953 - Blog Bem Scado
Maureen Connolly  / Foto: nytimes.com

 

Grand Slam Rod Laver em 1962 e
Rod Laver / Foto: smh.com.au

 

Grand Slam Margaret Court - Blog Bem Sacado
Margaret Court / Foto: thisrteen.org

 

Será que neste ano de 2017 teremos algum tenista que se tornará um Grand Slam? Bem que poderia ser um brasileiro, né? 😉

 

Fique de olho aqui no Bem Sacado, porque sempre trazemos dicas, curiosidades e informações importantes sobre o universo do tênis.

 

 

 

As autoras deste blog reservam-se o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.