6 dicas para não perder a cabeça no jogo

Você já passou pela experiência de estar ganhando um jogo e, de repente, começar a perder? Ou de achar que o jogo já estava ganho e o seu adversário virar e empatar? Pois é, muitos tenistas têm a dificuldade de manter a cabeça no jogo.

paire.jpg

Medos, nervos e emoções tendem a levar você a sair do controle. A confiança vai e volta e a pontuação do jogo é o ponto principal para mexer com a cabeça.

O tênis é um dos esportes mais desafiadores mentalmente. O jogador pode ser incrível em técnica e tática, mas se não controlar a mente, não chega a lugar algum. Já me disseram que no tênis 80% é cabeça e 20% o resto.

Aqui vão algumas dicas para você manter sua cabeça no jogo:

  • Concentre-se no jogo e foque seu olhar somente na quadra;
  • Deixe o perfeccionismo de lado. Todos erram. Aceite, esqueça do erro e vá para o próximo ponto com a mesma garra;
  • Não mostre para o seu adversário que está bravo ou irritado com algo;
  • Seja otimista!
  • Nunca pense que o jogo já está ganho. O jogo só termina quando ele acaba. Quantas vezes já vimos jogadores com o match point e que perderam o jogo?
  • Confiança é tudo! Se a sua anda em baixa, tente começar colocando as bolas na quadra, passando para o outro lado. Acertando os golpes, você consegue recuperar a confiança e volta a jogar o seu jogo.

Destacamos alguns vídeos que descrevem bem esses momentos:

Federer (Veja o trecho entre o 1:07 e o 1:43)

 

Zverev (Veja o trecho até os 0:15)

 

Djokovic e Nalbadian (Veja os trechos até os 0:33 e depois dos 0:49 até  1:12)

 

E vc como reage na quadra? Comente 🙂

 

As autoras deste blog reservam-se o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.