Hiperhidratação e desidratação

Quanto devemos ingerir de água ou de uma bebida isotônica? Essa é uma dúvida que a maioria dos esportistas tem quando praticam seus esportes. De acordo com a matéria do European Journal of Pediatrics, a recomendação é beber de maneira moderada após  um exercício.

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Segundo o Dr. Noakes, diretor de ciência de exercícios e de esportes na University of Cape Town e do Sports Science Institute of South África, líquidos a mais são tão perigosos quanto líquidos a menos.

É fácil chegar a uma sobrecarga hídrica que leva a *hiponatremia, o que pode resultar no edema cerebral em casos extremos. O edema cerebral pode levar a crises convulsivas e, finalmente, em uma parada respiratória. Isto já aconteceu, por exemplo, com uma corredora durante a Maratona de Boston, em 2002.

De acordo com o Dr.Noakes, as pessoas não necessitam das mesmas quantidades de líquidos porque nem todo corpo tem a mesma taxa de perda de potássio. Então, quanto de água as pessoas devem beber?

Segundo o Dr. Bonce, diretor de esportes da Universidade de Pittsburgh, apenas água para esportistas não é a melhor recomendação. Durante os exercícios, é preciso também ingerir carboidratos e um pouco de eletrólitos. Sua recomendação é: 600ml de líquido antes dos exercícios e, durante o período de prática, entre 840ml e 1200ml a cada hora. O Dr. Bonce tem uma regra simples: antes de se exercitar, se pese. Quando voltar, suba novamente na balança. Se tiver engordado, deverá beber menos. Outra dica é pela escala métrica: para cada quilograma perdido durante o exercício, é preciso um litro a mais de líquido.

eletrolitos

Não se pode esquecer do sal. Seria uma ótima idéia se cada um conhecesse sua taxa individual de perda de sal, que só pode ser medido em uma clínica de esportes. Mas há um modo de saber se houve muita perda de sal durante um exercício físico: quando o suor irritar os olhos e deixar uma crosta de sal na pele. Pessoas que passam por isso devem se preocupar mais com suas reposições.

E você, se preocupa com a ingestão de líquidos para o seu esporte ?

abs

Diana, Lia e Simone

 

* Hiponatremia é uma condição em que o nível de sódio no sangue está mais baixo do que o normal. O sódio é um eletrólito que ajuda a regular a quantidade de água que está dentro e em torno das células e a manter a estabilidade da pressão sanguínea.

 

 

 

 

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