Algumas dicas para estimular seu filho a continuar no esporte

Os pais têm um enorme impacto em como seus filhos se sentem em relação ao esporte. O mais comum é eles estimularem a prática do que mais gostam, porém é muito importante deixar as crianças experimentarem todas as modalidades possíveis para, enfim, descobrirem o que querem fazer de fato. 

img_0151

Além desse importante cuidado, veja abaixo outros pontos em que você deve levar em conta durante o processo de descoberta do seu filho:

1 – Se o seu filho escolher um esporte diferente do seu, aceite. Estimule como se fosse a modalidade que você mais gosta.

2 – Não compare seu filho com outras crianças. Isso pode afetar (e muito) a autoestima dele e, para reverter essa situação depois, será um trabalho “looongo”. Cada criança tem suas qualidades e deficiências, assim como seu tempo de desenvolvimento. Por isso, respeite esse processo e o incentive.

3 – Pense muito antes de elogiar ou criticar seu filho. A maioria das crianças busca sempre a aprovação dos pais e quer que eles se sintam orgulhosos. Um olhar de aprovação ou desaprovação pode interferir tão forte em seu futuro, por isso, todo cuidado é pouco. O ideal é elogiar pelos esforços e boas atitudes, nem sempre pelos resultados.

4 – Não fale o tempo todo sobre o assunto. Isso pode gerar uma pressão na criança e fazer com que ele crie uma aversão ao esporte. A melhor maneira de estimular é deixá-lo à vontade.

img_0120

Esperamos ter ajudado um pouco com estas dicas, até o próximo post! 🙂

 

As autoras deste blog reservam-se o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.